quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CLODOVIL E A LIÇÃO !!

Meus amigos, desde a primeira coluna, eu assumi um compromisso comigo mesmo de relatar historias de Clodovil reais, sem fantasiar e sem nenhum tipo de ficção, por este motivo sempre escolhi dentro de minhas lembranças aquelas que eu estava com Clodovil e mais alguém, pois estando meu amigo morto, seria simples inventar,  porem todas ate aqui relatadas tinham “testemunhas” que estão ai na vida, muito vivas e bem, porem hoje vou contar uma historia que teve uma testemunha, Amanda, a camareira de Clodovil, porem a mesma neste dia estava ocupada limpando e organizando o quarto de Clodovil, e assim sendo talvez não tenha prestado atenção nos detalhes da conversa que tive com meu amigo naquela ocasião, telefonei para Amanda, que até hoje é uma amiga querida, ela se lembrou do dia e do episodio, porem como já disse sem as minúcias do mesmo , enfim aqui vai , espero que entendam  !
Eu sempre fui muito, mas muito fiel a meus amigos,  uma fidelidade canina, incondicional, e Clodovil reconhecia isto, e alem disto eu tenho até hoje, uma dificuldade enorme em dizer não para aqueles que eu gosto, e quando me pedem para fazer qualquer coisa que seja, mesmo sabendo que não tenho tempo e nem condições me prontifico a fazer, Clodovil  , esperto , sábio , percebia isto em minha personalidade , e um dia , em um de seus famosos "testes" , me pediu para lhe conseguir uma coisa ,e eu sabia naquele instante que ele me pediu que seria impossível , nem argumentei , disse a ele que conseguiria , e logicamente não consegui , quando fui contar ao meu amigo e patrão que havia falhado , ele naquela manhã enquanto orientava Amanda na arrumação do quarto me deu a maior lição ate o dia de hoje que eu recebi dele e de um ser humano , ele falou :
"JOÃO, EU NUNCA PENSEI QUE EM MINHA VIDA FOSSE DIZER ISTO A ALGUEM, MAS VOU LHE FALAR, EU VEJO MUITO DE MIM EM VOCE, MAS NÃO TOME ISTO COMO ELOGIO, POIS EU NÃO SOU EXEMPLO DE nada A SER SEGUIDO, MAS VEJO EM VOCE A MINHA PERSISTENCIA, A MINHA INTELIGENCIA E A MINHA TEIMOSIA, VEJO EM VOCE JOÃO UM SER IMBECIL QUE PENSA COMO EU QUE SE MOSTRAR FRACO OU IMPOSSIBILITADO DE REALIZAR ALGO PARA ALGUEM VAI SE MOSTRAR INCAPAZ, LEDO ENGANO, VOCE NÃO TEM MEUS TALENTOS, MAS TEM A MAIOR INTELIGENCIA QUE EU JA CONHECI, POREM É UMA INTELIGENCIA DESPERDIÇADA, POIS NÃO E VOLTADA NEM PARA O BEM E NEM PARA O MAL, E DIRECIONADA PARA O NADA, E ASSIM COMO EU OSCILA ENTRE AS MAIORES DIFICULDADES ECONOMICAS E PERIODOS DE EXTREMA FARTURA, OU ESTA CERCADO DE MULTIDOES DE AMIGOS, OU ESTA NA MAIS PROFUNDA SOLIDÃO, PORTANTO APRENDA JOÃO QUE ASSIM COMO EU VOCE NÃO PODE ESCOLHER AONDE NASCEU, A FAMILA QUE NASCEU, OS AMIGOS QUE TEM E NEM OS AMORES DE SUA VIDA, NEM A SUA SITUAÇÃO ECONOMICA VOCE PODE DEFINIR, POIS A MESMA DEPENDE DE ENORMES FATORES EXTERNOS, POREM JOÃO VOCE PODE ESCOLHER A INTENSIDADE COM A QUAL VOCE IRA VIVER A SUA VIDA, A INTENSIDADE QUE VOCE COLOCARA EM SEUS AMIGOS, FAMILIARES E AMORES, E ACIMA DE TUDO VOCE TEM DE SABER DIZER NÃO, SEM RECEIO, POIS NINGUEM NOS SUBSTITUI, NINGUEM PODE SER VOCE, AQUELES QUE PERMANECEREM COM VOCE SÃO OS QUE VALEM A PENA PARA VOCE, E LEMBRE SE TAMBEM QUE NEM SEMPRE AQUELES QUE TE ACEITAM TE RESPEITAM, POIS ACEITAÇÃO É COMPLETAMENTE DIFERENTE DE RESPEITO, E DA PROXIMA VEZ NÃO DIGA PARA MIM QUE FARA ALGO IMPOSSIVEL, POIS AI VOCE VAI ME IRRITAR DE VERDADE E EU NÃO QUERO PERDER VOCE POR CULPA SUA!" Eu ali sem, palavras gravei aquela preleção de Clodovil sem falar uma palavra sequer, ele como sempre tinha razão, porem não me corrigi, e ate hoje tenho problemas com as pessoas mais próximas que inocentemente (ou nem tanto...) se aproveitam de minha fidelidade aos amigos, de minha dificuldade em falar não e de minhas capacidades para terem vantagens, enfim, após quase 3 anos de sua morte meu amigo CLODOVIL  continua me abrindo os olhos!!!

2 comentários:

  1. Clodovil com seus insights, sua percepção das situações no faz reavaliar muitas de nossas posições perante o nosso próximo e perante a nossa vida. Parabéns para você por ter tido ele como amigo. Bom João, continue do jeito que você é, só assim eu poderei tirar algum proveito.KKKKKKKKKK...Não diga não quando eu solicitar a você alguma coisa. KKKKKKKK...
    Sendo mais uma vez abusadamente Clodovil,


    Danian.

    ResponderExcluir
  2. João vc tera uma enorme felicidade em sua vida !!Logo !!

    ResponderExcluir